amc3
Gravataí

Prefeitura de Gravataí abre a Semana Municipal da Consciência Negra

.

20/11/2019 18h09
Por: Moises Pacheco

Nesta quarta-feira, 20, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) promoveu com apoio da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o “Fórum Temático: Conversando sobre Autismo”, no CTG Aldeia dos Anjos. A primeira-dama Patrícia Bazotti Alba, a secretária da SMED Sonia Oliveira, a técnica da Faders  Riége Teresinha Lenz Dias e a presidente do Conselho Municipal de Educação Silvana Teresinha Silveira integraram a mesa de abertura do evento.

A temática Autismo tem merecido grande interesse nas comunidades, onde os profissionais da educação buscam qualificação para tratar em sala de aula. “Os sistemas de ensino têm lidado com a questão por meio de medidas facilitadoras, como monitores, professoras de reforço e salas de aceleração. Na inclusão, não é a criança que se adapta à escola, mas a escola que para recebê-la se transforma. Para conscientizar e levar conhecimento sobre o assunto, o caminho é a orientação”, aponta Patrícia Bazotti Alba.

Sonia Oliveira, secretária da SMED, falou do desenvolvimento desta temática na rede municipal de ensino. “A gente a cada dia vê um progresso. Sim, por mais que se faça, todo dia enxergamos a necessidade de atualização. Novos desafios aparecem a cada dia. Trabalhar inclusão é uma coisa que tem de ser de coração. Tem que ter muito amor pelo que faz e por eles. Por isso, o fórum vem para divulgar e difundir para a sociedade em geral um pouco mais sobre o tema” completa a secretária.

A atividade teve como palestrante a servidora técnica da Faders, Clarissa Alliatti Beleza, que abordou o tema "Transtorno do Espectro Autista (TEA)". Abordagem clínica e pedagógica, convivência familiar e a inserção social das pessoas autistas foram os tópicos tratados por Clarissa no encontro, que possui grande experiência na área.

Autismo

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição resultante de uma complexa desordem no desenvolvimento cerebral. Engloba o autismo, a Síndrome de Asperger, o Transtorno Desintegrativo da Infância e o transtorno generalizado do desenvolvimento não especificado. Acarreta, assim, modificações importantes na capacidade de comunicação, interação social e comportamento. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com o transtorno. Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

Texto e fotos: Giulliano Pacheco - Revisão: Paloma Vargas

  • Prefeitura de Gravataí abre a Semana Municipal da Consciência Negra
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.