amc3
Cachoeirinha

Grupo de Salvamento e Resgate Vida têm aplicativo pra facilitar atendimento

O Salvamento e Resgate Vida já trabalha com o aplicativo há quase um mês e o SAMU lançou o recurso há uma semana.

14/11/2019 17h02Atualizado há 4 semanas
Por: Moises Pacheco

Os aplicativos para celular já estão na rotina das pessoas e auxiliam em basicamente tudo: transporte, alimentação, comunicação, compras, prática de esportes e por aí vai. Mas agora o recurso pode ser usado para salvas vidas com uma agilidade ainda maior do que o uso do telefone.

"Com apenas dois cliques a população nos aciona e chegaremos mais precocemente à vítima. É um tremendo avanço e 'pesa' menos que uma foto no celular", conta Gilnei Belíssimo, vice-presidente do grupo Salvamento e Resgate Vida, que utiliza a plataforma há quase um mês. Ele explica que o aplicativo melhora o "start", ou seja, o início do atendimento, uma vez que a pessoa possui 85% de chance de sobreviver com a chegada precoce do Resgate. "Estamos avançando mais, pois a plataforma digital virá, nos próximos dias, com a localização do celular pelo GPS, facilitando ainda mais a chegada até a vítima", destacou ele.

Na semana passada, a Secretaria Estadual da Saúde lançou o aplicativo "Chamar 192 - SAMU", que facilita o acionamento do Serviço Móvel de Urgência (Samu). O aplicativo está disponível para Android, no Google Play.

O app do grupo Salvamento Resgate Vida também pode ser "baixado" pela loja de aplicativos do celular. O recurso tem um botão SOS que faz a chamada direta com a central de atendimento, além de links para todas as formas de contato com o grupo. Em ambos os casos, a ferramenta é gratuita.

 

 

Texto de: Vanessa Martins/PMC/Edição de: Gisele Ortolan/PMC/Foto/Arte de: Fernando Planella/PMC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.