amc3
Gravataí

Cuidando de Mim: Hábitos de Higiene e Saúde desenvolve atividades educativas com as crianças

.

04/11/2019 17h53
Por: Moises Pacheco

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (Smed), está aplicando projeto voltado a prevenção da saúde bucal das crianças da rede pública de ensino da cidade.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Parque dos Eucaliptos juntamente com a Unidade de Saúde da Família (USF) Parque dos Eucaliptos aplicam atividades de promoção e prevenção a saúde. A professora Priscila dos Santo Machado explica a importância do trabalho da equipe de saúde bucal, que usa a criatividade para interagir com as crianças. A partir disso, surgiu o "Cuidando de Mim: Hábitos de Higiene e Saúde", que foi desenvolvido para crianças da faixa etária de quatro e cinco anos (Pré I). 

 "Nossas equipes atuam no Programa da Saúde nas Escolas (PSE) e em diversos projetos e programas para a promoção da Saúde Bucal. São profissionais comprometidos com as ações, não só em datas especiais, como o dia do dentista por exemplo, como em todos os dias do ano", conta.

Crianças foram ao teatro

Em busca de conscientizar crianças sobre a importância da alimentação saudável, sessões da peça "Abra a Boca e Feche os Olhos", do grupo Luz e Cena, aconteceram na quinta-feira (31) e sexta-feira (1º) no Teatro do Sesc Gravataí.  A iniciativa é desenvolvida com recursos do Programa Saúde na Escola (PSE), que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde.

A peça de teatro mostrou uma família na qual a mãe, que apresenta programa de TV focado na alimentação, enfrenta o desafio de orientar os filhos a respeito das escolhas saudáveis na hora das refeições. Os alunos das Escolas Municipais Albino Dias de Melo, Castro Alves, Cecília Meireles, Cônego João Cordeiro, Costa do Ipiranga, Dorival Cândido Luz de Oliveira, Barnabé, José Mariano Mota, Mariante Soares Pacheco, Princesa Isabel, Santa Madalena, São Marcos, Vila Neópolis e Vinícius de Moraes foram ao teatro assistir a peça.

"É importante trazer a cultura para as nossas crianças com essa temática, ainda mais de uma maneira lúdica, que trata da importância da alimentação para que os alunos aprendam mais e levem as informações para as suas famílias", afirma Tatiane Silva, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários