amc3
Gravataí

Prefeito Marco Alba inaugura nova sede da Escola Municipal de Educação Infantil Bem-Me-Quer

.

31/10/2019 13h34
Por: Moises Pacheco

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), inaugurou no final da tarde desta quarta-feira, 30, a nova sede da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bem-Me-Quer. A nova estrutura, também no bairro Dom Feliciano - que retira o serviço de uma casa alugada e coloca em um prédio próprio - terá a sua capacidade aumentada em 50 vagas, atendendo ao todo 188 crianças de zero a cinco anos de idade. A nova estrutura é totalmente acessível e conta com salas amplas, berçário, cozinha totalmente equipada e playground, entre outros espaços.

O prefeito Marco Alba destacou que a inauguração de um espaço voltado à educação de crianças é sempre um motivo de alegria. "Com este novo prédio, além de estarmos proporcionando um espaço mais adequado às crianças, estamos eliminando uma despesa mensal de aluguel de cerca de R$ 9 mil." Ele ainda lembrou que com o valor da dívida que o seu governo herdou e teve que pagar, 100 escolas de educação infantil iguais a que estava inaugurando poderiam ter sido feitas. "Temos um déficit grande de vagas que poderia já ter sido sanado, caso tivéssemos recursos disponíveis que não fossem usados para pagar o endividamento que governos passados deixaram na Prefeitura."

A secretária de educação Sonia Oliveira falou sobre o empenho do município em acabar a obra da escola. "Desde outubro do ano passado não recebemos mais nenhum recurso do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para finalizar esta obra. Assim, se não tivesse o aporte do município, esta escola poderia estar com a construção parada, abandonada, como infelizmente outras estão."

Ela lembrou que no mês de novembro mais duas escolas de educação infantil serão inauguradas no Residencial Breno Garcia, atendendo 170 crianças cada uma. "Desde o início do governo Marco Alba dobramos o número de vagas na educação, passando para mais de 6,4 mil. Com a conclusão de todas as obras que temos em andamento na cidade ofertaremos mais 1,5 mil vagas e mesmo assim, estaremos longe de atender toda a demanda."

Sonia afirma que há 4,5 mil crianças na fila de espera por uma vaga e destas, 700 possuem liminares da justiça para ingresso no serviço que é direito de todos. "Esta busca pelas nossas escolas tem um viés positivo, principalmente quando vemos pessoas com condições de pagar uma escola particular, entrando na justiça para ter acesso à nossa educação. Isso mostra que o nosso trabalho é de qualidade. Entendemos a angustia dos pais que precisam ter um bom local para deixar os filhos enquanto trabalham, assim, esta inauguração, abrindo mais vagas, é um motivo de comemoração. Hoje é um grande dia para a educação do município."

A diretora da Emei Bem-Me-Quer Marli Machado Cristofoli destacou a felicidade de toda a equipe com o novo espaço. "Só temos a agradecer por este lindo local e dizer que merecemos, tanto quem trabalha, mas principalmente as nossas crianças." O presidente da Câmara de Vereadores Clebes Mendes se disse satisfeito por poder participar de um ato tão significativo e saber que o legislativo e principalmente a base do governo, fazem parte desta conquista, aprovando os orçamentos e projetos do município.

também estavam presentes a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba, o vice-prefeito de Cachoeirinha Maurício Medeiros, a vice-diretora da Emei Bem-Me-Quer Paola Becker, os vereadores Alan Vieira e Airton Leal, além de secretários e servidores do município.

 

 

Texto e fotos: Paloma Vargas    

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários