amc3
Gravataí

Rodas de conversa e embelezamento são destaque em programação na Unidade de Saúde da Família Águas Claras

.

21/10/2019 16h07
Por: Moises Pacheco

Nem a chuva atrapalhou o evento alusivo ao Outubro Rosa realizado na tarde da última quinta-feira, 18, que contou com ampla participação das mulheres da comunidade da Unidade de Saúde da Família Águas Claras. No total, durante a semana de atividades voltada para a mulher, foram coletados 58 exames preventivos, 32 testes rápidos 46 encaminhamentos para mamografia e 15 encaminhamentos para ecografia mamária, conforme protocolos estabelecidos.

O evento contou com a parceria da Embeleze, que realizou, gratuitamente, o embelezamento de 25 pessoas, com diversos procedimentos como: corte de cabelo, escova, esmaltação de unhas e maquiagem. Contou também com a parceria da Casa Lilás, que realizou uma roda de conversa, coordenada pela psicóloga Maria Elaine, que abordou a importância do autocuidado.

Houve o depoimento das usuárias Rosi Terezinha e Anair Borges, que contaram suas experiências de superação do câncer de mama e a importância da rede de apoio para vencer este momento difícil. Rosi é paciente da USF Águas Claras, e agradeceu o apoio da equipe em todo processo.

Durante a tarde, ocorreu uma Oficina de Atividade Física Dirigida e uma roda de conversa sobre Alimentação Saudável na Prevenção do Câncer, coordenada pela nutricionista do Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq), Cíntia Maia. As atividades foram embaladas por música ao vivo com o Show dos parceiros da unidade, Lilian e Sérgio.

A coordenadora da unidade Genandra Folgiarini destaca o envolvimento de toda equipe, dos parceiros da comunidade e o apoio da SMS para realização do evento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.