amc3
b5
Saúde

Gravataí é destaque na 1ª Mostra dos Agentes Comunitários da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde

.

11/10/2019 12h27
Por: Moises Pacheco

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta com 160 agentes comunitários. Na quarta-feira, 9, estes profissionais receberam destaque na 1ª Mostra dos Agentes Comunitários da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores do Município de Cachoeirinha.

 

A ação, alusiva ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado dia 4 de outubro, teve como objetivo a integração, a troca de experiência entre os municípios e dar visibilidade das ações realizadas. No evento, os agentes comunitários de saúde (ACS) de vários municípios, como Cachoeirinha, Cerro Grande do Sul, Glorinha, São Jerônimo, Sertão Santana, Guaíba, Minas do Leão, apresentaram seus trabalhos.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Jean Torman, os agentes comunitários atuam em 19 Unidades de Saúde da Família. "Eles desempenham uma tarefa essencial de prevenção de doenças e promoção da saúde. O trabalho é feito através de ações educativas em saúde realizada em domicílio ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS", disse o secretário.

 

"Foi muito boa a experiência. Poder ver como é realizado o trabalho dos Agente Comunitários de Saúde de outros municípios e demais equipes do município. É importante para termos novas ideias para realizar nosso trabalho. Ver também como todos enfrentam as mesmas dificuldades", declarou a agente comunitária de saúde, Juliana Garcez.

 

Gravataí teve destaque especial apresentando sete experiências. São elas:

 

- ACS da Unidade de Saúde da Família (USF) Princesa Isabel

Temática: grupos que a unidade realiza: Saúde Mental (Grupo Psicologia), Saúde e Movimento (Grupo de Ginástica), Feliz Idade (Grupo de Idosos) e Grupo de Gestantes.

 

- ACS da USF Morungava

Temática: relato das ações e vivências na comunidade do Cerro Azul, Rincão, Fazenda Conceição e Santa Cruz.

 

- ACS da USF Parque dos Eucaliptos

Temática: apresentarão sobre Horta Educativa e outros Grupos.

 

- ACS da USF Santa Cecília

Temática: atividades desenvolvidas para o Quilombo Manoel Barbosa tendo como objetivos principais o combate ao racismo institucionalizado e o resgate da ancestralidade.

 

- ACS da USF Itatiaia

Temática: compartilhar as atividades realizadas nos grupos da USF Itatiaia.

 

- ACS da USF Águas Claras

Temática: relato conjunto sobre a experiência do Grupo Saúde em Cores e a Horta Comunitária da USF Águas Claras.

 

- ACS da USF São Marcos

Temática: apresentação sobre as atividades de grupo desenvolvidas pela unidade de saúde com a comunidade.

----------------

Fotos: PMG/Divulgação

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários