b5
amc3
Gravataí

Gravataí | Guarda se qualifica em incêndio florestal

.

30/09/2019 16h27
Por: Moises Pacheco

Entre os dias 23 e 27 deste mês, o Oficial Guarda Municipal Cristiano Moura, de Gravatai, esteve participando do treinamento de brigadista de incêndio em matas, realizado por especialistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) na Estação Ecológica do Taim, no município de Rio Grande.

Durante a semana de treinamento intenso, Moura pode aprender técnicas do comportamento do fogo em vegetação, estudou meteorologia, topografia, sobrevivência para emergência em caso de ficar ilhada no fogo, métodos de extinção,  ataque fogo com fogo, liderança de equipes entre outras matérias.

Nesta uma semana ele diz que sentiu na pele o que os brigadistas que estão combatendo grandes incêndios na parte superior do país vem passando, de acordo com ele, foi menos de 10% já que durante o curso o fogo ficava restrito em uma área de segurança, com todos prontos causo o vento mudasse e tentasse fazer o fogo sair desta área. “estes homens do fogo em mata, são verdadeiros guerreiros, com condições mínimas eles enfrentam o inferno, calor que pode passar fácil dos 1000Cº, cansaço físico, restrição de sono entre outras”.

Moura lembra que Gravataí tem uma área de 463Km2, sendo mais de 70% área rural, sendo uma área que deve ser observada com cuidado, pois as chances de um incêndio são enormes, principalmente as que ficam próximas as rodovias, já que elas recebem um fluxo grande de veículos no verão, que é uma combinação propicia, pois temos calor, campo com vegetação seca e motorista que gostam de fumar e jogar as bitucas de cigarro pela janela, além de outros fatores que podem ser usados para dar ignição em um fogo. Além disso, fazemos divisa com APA do Banhado Grande, área de proteção que deve ser protegida por todos.

O município de Gravataí tendo um agente preparado com as normas de combate a incêndio do ICMBio sai na frente mais uma vez, pois trás um servidor apto a passar o conhecimento aos demais servidores que atuam direta ou indiretamente na área ambiental ou de prevenção no geral, assim estando preparada para dar os primeiros atendimentos evitando um desastre maior.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários