rons7
amc3
Gravataí

Secretaria Municipal da Saúde busca qualificar a aquisição de materiais de consumo e equipamentos

.

11/09/2019 16h21
Por: Moises Pacheco

Criada há cinco anos, por meio do Decreto 13.717/14, a Comissão de Padronização e Qualidade de Materiais Médicos, Hospitalares, Odontológicos e Permanentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem por finalidade balizar a qualidade de produtos adquiridos, com base em pré-requisitos de descritivos técnicos, tanto os materiais de consumo, usados no dia a dia, quanto em equipamentos médico-hospitalares.

"Desde uma caneta a um aparelho de ecografia, por exemplo, qualquer aquisição passa por essa comissão que trabalha em parceria com o Setor de Licitações da Secretaria Municipal da Administração, Modernização e Transparência (SMAT). Por isso, definiu-se um fluxo para todos os processos de licitações da Secretaria da Saúde. Tudo é analisado previamente por essa comissão de materiais antes de ser homologado. Dessa forma, é possível desclassificar as empresas que não atendem o descritivo e a qualificação técnica exigida pela pasta", afirma o secretário da SMS e procurador-geral do município Jean Pierre Torman.

Ainda segundo Jean, a equipe é composta por profissionais de diversas áreas, tais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, odontólogos e administradores. As reuniões desta comissão estão sempre abertas para que as empresas possam agendar a apresentação de produtos, pois entendem que, dessa forma, é possível conhecer novos produtos e tecnologias. "No período de cinco anos já recebemos mais de 15 empresas que apresentaram seus produtos."

Canal de comunicação

A comissão também disponibiliza um formulário de queixa-técnica que pode ser enviado para a Comissão de Padronização e Qualidade. O propósito é viabilizar um canal de comunicação indicando os problemas existentes nos produtos. Assim a comissão poderá, com base nessa detecção dos problemas, melhorar o descritivo de aquisição do insumo para a próxima licitação.

Produtos como materiais para curativos, desinfetantes, luvas sem pó, clorexidina, espéculos, desfibriladores externos automáticos, canetas, gaze e materiais odontológicos tiveram seus descritivos otimizados afim da melhoria da qualidade do produto.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários