amc3
b5
Brasil

Médicos colocam sonda nasogástrica em Bolsonaro

.

11/09/2019 12h42
Por: Moises Pacheco

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi submetido a passagem de sonda nasogástrica e suspenderam a dieta oral, afirmou na manhã desta quarta-feira (11) boletim médico do Hospital Vila Nova Star. Bolsonaro está internado no centro médico desde domingo (8), quando foi submetido a uma cirurgia para correção de uma hérnia.

Na segunda-feira, a dieta de Bolsonaro passou a ser líquida. Segundo a equipe médica, a previsão inicial era que ele passasse a consumir alimentos sólidos entre terça e quarta, mas um exame de raio-x mostrou que o presidente estava com muito ar no estômago e no intestino. Por isso, a dieta oral foi suspensa. O médico Antônio Luiz Macedo explicou que o quadro não é uma intercorrência ou piora, mas uma resposta natural do intestino. Segundo o cirurgião, já havia acontecido após as outras operações.

A sonda serve apenas para a retirada do ar. A alimentação está sendo exclusivamente pela veia. Macedo acrescentou que Bolsonaro já evacuou, e que os exames laboratoriais estão todos bons. Assessoria do Palácio do Planalto informou que o vice-presidente, Hamilton Mourão, está mantido na Presidência até quinta-feira (12), como previsto inicialmente. Bolsonaro reassume na sexta do próprio hospital.

Veja o boletim médico:

O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, encontra-se no terceiro dia de pós-operatório, permanece sem dor, afebril e sem disfunções orgânicas. Evoluiu há 12 horas com lentificação dos movimentos intestinais e distensão abdominal, sendo submetido a passagem de sonda nasogástrica e introdução de nutrição parenteral (endovenosa). Os exames laboratoriais encontram-se estáveis. A reintrodução da alimentação por via oral será avaliada diariamente e ocorrerá no momento oportuno. Segue com medidas de prevenção de trombose venosa profunda e realizando fisioterapia motora. Por ordem médica, o paciente segue com visitas restritas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.