amc3
b5
RS

Operação Vênus é deflagrada contra crimes de violência doméstica em 22 municípios

.

05/09/2019 15h23
Por: Redação Giro da Noticia

Nesta quinta-feira (05), a Polícia Civil deflagrou a Operação Vênus, no combate aos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher. As atividades foram coordenadas pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), do Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), e contou com a participação das 22 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do estado. Durante as ações, 79 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sete pessoas  foram presas e 11 armas de fogo apreendidas. Também foram verificadas 163 denúncias e 49 medidas protetivas de urgência.

Segundo a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor, a Operação foi organizada no mês de agosto de forma integrada entre as 22 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, como um marco do Agosto Lilás, que é o mês de combate à violência contra a mulher. “As ações do dia de hoje trazem também, além de uma resposta à sociedade, uma pauta de que violência contra a mulher tem que ser punida e devidamente investigada”, salientou Nadine.

De acordo com a Diretora do DPGV, delegada Shana Luft Hartz, esse tipo de ação busca, além da punição do agressor, um incentivo para que mais mulheres busquem ajuda, para que tragam a violência que estão sofrendo até a Polícia para que seja feita a devida apuração e punição do responsável. “A violência doméstica tem a característica de ficar restrita aos lares, uma questão que fica escondida e não é relatada. Nós buscamos incentivar e também conscientizar a população para que busque ajuda e para que denuncie, para que a Polícia Civil possa agir antes do crime se tornar mais grave”, disse a delegada.

Para a Diretora da Dipam, delegada Tatiana Barreira Bastos, a verificação das denúncias e o monitoramento das medidas protetivas são ações de prevenção, para que possa ser apurado se os fatos criminosos estão ocorrendo. A operação é alusiva ao Agosto Lilás e aos 13 anos da Lei Maria da Penha. Aproximadamente 150 policiais civis participaram das ações, que foram desenvolvidas em 22 municípios.

 

Jorge Felipe /Michel Fontana

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.