amc3
Gravataí

Lançado Programa de Aquisição de Alimentos em Gravataí

.

12/08/2019 16h02
Por: Moises Pacheco

A 7ª Feira Agro Rural de Gravataí (Fearg) promoveu o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Gravataí, por meio de um grupo de trabalho composto por membros da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (SMFCAS), Conselho Municipal De Segurança Alimentar de Gravataí (Consagra) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O prefeito Marco Alba ressaltou a importância da ação para o município. "Hoje é um dia que marcará nossa história, o investimento na agricultura familiar não só agrega valor de renda aos nossos agricultores, esse incentivo impactará a agricultura, o desenvolvimento social e econômico do nosso município."

Ele lembrou que o trabalho ainda está no campo e deve ser valorizado. "Temos um mercado infinito, porque todos precisam de alimento e estamos inseridos na Região Metropolitana de Porto Alegre. Precisamos nos fortalecer e fazer com que a juventude entenda isso e também queira tocar as terras que já são das famílias. O mundo precisa que as pessoas fiquem no campo e produzam em escala razoável. Isso é bom para todos."

Garantido junto à Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o recurso será utilizado na modalidade compra para distribuição simultânea, quando os alimentos são adquiridos de produtores rurais para serem destinados a entidades socioassistenciais do município e famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do programa é fortalecer a agricultura familiar, incentivar a produção local e beneficiar a rede socioassistencial do município.

"O PAA é uma conquista da cidade. Há muito tempo lutamos para que voltasse ao nosso município. Graças ao apoio do prefeito Marco Alba conseguimos restabelecê-lo. Estamos organizando para que seja um programa padrão e assim consigamos renovar e fazer com que permaneça por muito tempo. São produtos de qualidade, plantados por produtores do nosso município, que vão atender entidades cadastradas no nosso sistema", explica o secretário Municipal da Agricultura Denner Gelinger Santos.

Segundo a chefe do escritório municipal da Emater em Gravataí Vanessa Sperotto, o programa também tem como objetivo conscientizar o agricultor sobre a importância de se adequar e estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) em dia, além de proporcionar alternativas para que seja dinâmico e eficaz. "Além disso, incentivamos a diversificar a produção, o que também é muito positivo."

Novidade

A novidade desta retomada será a disponibilização de um caminhão para ajudar no transporte, além de ser oferecido paletes de madeira e lugares específicos para armazenagem dos produtos até o consumidor final. Todas as entidades serão analisadas junto ao Conselho Municipal de Agricultura para que sejam decididas quais irão receber o beneficio. Serão fiscalizados fatores como estrutura para estocagem e a forma de fornecimento destes alimentos.  A primeira-dama Patrícia Bazotti Alba, madrinha do PAA no município, ainda lançou a ideia de se ter, além das feiras que já ocorrem em diversos locais da cidade, um espaço de comercialização permanente dos produtos produzidos na área rural de Gravataí. "Quem sabe, pegamos como exemplo a Casa do Colono, de Gramado, e fazemos uma nossa, em uma praça da área central. Isso estimularia ainda mais nossos produtores a permanecer no campo e aumentar a sua produção."

Programa de Aquisição de Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para fazer parte do programa

O programa é uma das ações do governo federal para a Inclusão Produtiva Rural das famílias mais pobres. Os agricultores interessados em participar do projeto devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), na Avenida Ely Corrêa, 675, 4º andar - Parque dos Anjos. Os telefones são (51) 3600-7241 e 3600-7242 e o e-mail é [email protected] O horário de atendimento é das 8h às 18h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.